COMO é DETERMINADO O LIMITE INICIAL DO CARTãO DE CRéDITO?

Saiba como construir um limite de crédito com segurança e responsabilidade

O limite inicial de um cartão de crédito é uma questão fundamental para muitos consumidores que estão começando a usar esse meio de pagamento. Quando querem solicitar um cartão de crédito, muitas pessoas ficam em dúvida sobre o limite que irão receber. E isso abre um questionamento genuíno: como as administradoras definem o limite do cartão de crédito de alguém? 

De maneira geral, esse limite é estabelecido pelo emissor do cartão, geralmente um banco ou uma instituição financeira, e é baseado em uma série de fatores que avaliam o risco de crédito e a capacidade de pagamento do titular do cartão. Neste texto, vamos mostrar os principais aspectos envolvidos na determinação do limite inicial do cartão de crédito.

Renda

A renda de quem solicita cartão de crédito é o primeiro critério que a instituição emissora avalia antes de aprovar o produto. Muitos cartões possuem uma renda mínima para que alguém possa solicitá-lo, enquanto outros dispensam esse requisito.

No entanto, a renda é o definidor do limite: quanto maior a renda, maior é o limite disponibilizado. Para isso, o banco pode solicitar um comprovante de renda, como contracheque ou recibo do imposto de renda, ou uma simples declaração na qual o cliente informa quanto ganha por mês.

Avaliação de crédito

Um dos principais fatores considerados na determinação do limite inicial do cartão de crédito é a avaliação de crédito do solicitante. Ou seja, uma análise para verificar se quem solicita o cartão tem um histórico de bom pagador em outras instituições.

Isso geralmente envolve uma análise do histórico de crédito, incluindo taxas de crédito, histórico de pagamentos, dívidas pendentes e outros fatores que indicam a capacidade do indivíduo de pagar suas contas em dia. 

Quanto melhor o histórico de crédito do solicitante, maior é a probabilidade de receber um limite inicial mais alto. De fato, muitas pessoas acabam recebendo cartões com o limite maior do que a renda mensal apenas devido ao histórico de bom pagador, o que ajuda a liberar mais crédito.

Investimentos como garantia

Essa é uma modalidade que tem surgido em alguns cartões ligados a corretoras de investimento e bancos digitais. Aqui, ao invés de avaliar a renda, a instituição leva em conta o quanto o cliente tem investido, seja na própria instituição emissora, seja em outros lugares.

Nessa modalidade, os investimentos do cliente servem como uma garantia do pagamento da fatura. Assim, caso haja atraso ou até inadimplência no pagamento, o banco consegue recuperar o valor liquidando ativos ou aplicações financeiras, evitando o calote.

Normalmente, os bancos consideram em conta ativos como ações, fundos imobiliários e investimentos de renda fixa no cálculo do limite, mas cada instituição tem sua forma de conceder limite nessa modalidade. Quanto mais investimentos você tiver, maior é o limite disponibilizado no cartão.

Como construir um limite no cartão com segurança e planejamento?

Construir um histórico de crédito é como edificar uma reputação: leva bastante tempo e demanda trabalho. Mas essa é a melhor forma de ter um maior limite de gastos no cartão, além de conseguir cada vez mais benefícios.

A maneira mais simples de construir esse relacionamento é sempre pagar o valor total da fatura do cartão de crédito até a data de vencimento. Evite ao máximo entrar no rotativo ou pagar menos que o mínimo da fatura, pois isso evitará a acumulação de juros e ajudará a construir uma boa comissão de crédito. 

Se não for possível pagar o saldo total, procure negociar com o banco, demonstrando iniciativa na hora de pagar.

Outra forma de aumentar seu limite é com o índice de utilização de crédito. Trata-se da relação entre o saldo do cartão de crédito e o limite de crédito disponível. Esse índice é muito importante para quem tem limite elevado, até maior do que a renda mensal.

Se você tem uma renda mensal de R$ 4.000, mas o limite do seu cartão é de R$ 8.000, tente manter esse índice o mais baixo possível, idealmente abaixo de 30%. Isso mostra aos credores que você está usando o crédito de forma responsável e pode ajudar a aumentar sua pontuação de crédito, aumentando seu limite.

Por fim, esta outra forma de construir um bom limite de crédito é talvez a melhor delas: investir dinheiro. Se o seu banco fornece limite de crédito vinculado ao investimento, então poupe mais da sua renda e invista. Assim, o seu limite de crédito aumenta e, ao mesmo tempo, você constrói uma reserva e um patrimônio para o longo prazo.

Outros artigos interessantes:

2024-03-15T14:09:15Z dg43tfdfdgfd